terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia 18 - Mudança brusca de tempo e problemas no salão interno do barco.

Na madrugada pouco vento, mar calmo, alguns relâmpagos ao longe. Começa a clarear, o vento começa  a aparecer e nota-se o céu escuro a leste.

Em pouco mais de 10 minutos uma mudança radical do tempo. A movimentação a bordo já  denota problemas a vista. Começamos a nos preparar. Faço o riso 1 na mestra,.....o vento aperta chicoteando e assustando. Começo o riso 2 e ele trava. Faço um esforço muito intenso na catraca e não resolve. O Guilherme tenta e constata que temos problemas. O vento aumenta e precisamos descer a mestra. O mar fica muito agitado; difícil de parar em pé no barco. Momentos assustadores; os piores até então.

A mestra não descia e o vento aumentando. Depois de muito esforço vela abaixo, e tocamos com a genoa com velocidade de 7 nós. Realmente um carrossel do terror. As minhas forças se exauriram e desci para pegar um pedaço de pão.

Uma onda maior pega o barco de lado e me tira o equilíbrio. Me seguro na mesa do salão e esta se solta da base. Mais encrenca....o mar picado a mesa não poderia ficar solta pois causaria avarias e a amarramos sem causar dano ao barco. Este fato me causou um aborrecimento muito grande pois a logística de espaço estava complicada. O salão já não poderia ser usado para nada.

Precisava me controlar e acreditar na resiliência. Foi um dia não muito bom.


Marcos Antonio Cascino

Nenhum comentário:

Postar um comentário