domingo, 16 de outubro de 2011

Dia 14 - Rumo a Cabo Verde. Um rodeio sobre as águas.

Passo a madrugada toda no comando. O mar continua picado com ventos de 20 nós, o que adiantará nossa chegada a Cabo Verde para sábado a noite. Agora faltam 213 milhas para o canal.

Dormi das 7:30 às 11:30. O balanço me acordava constantemente. No meio da madrugada o Guilherme acordou e constatou que a direção do vento passava da alheta de bombordo para boreste, e ficou aguardando na popa. Como ele disse que ficaria por mais 30 minutos, observando aproveitei para tomar um banho. Quando voltei ele estava na proa, sem nenhuma proteção trocando o lado da asa de pomba.

Fiquei imaginando como faria se ele caísse na agua! Quais seriam os procedimentos. Me deu um certo medo, pois nunca havia resgatado ninguém até então. Tentei localizar no céu algum ponto de referencia para fazer o oito caso ele caísse. Ele se agarrava em tudo que encontrava pela frente, muitas vezes engatinhando para suportar o balanço. Localizei uma estrela mais brilhante na popa que se distinguia das outras.

Sem desespero comecei a me preparar para o que seria um tudo ou nada. Felizmente ele voltou a popa e dai pra frente pude ajudá-lo nos cabos e conseguimos com muito custo a inversão de velas.

Localizamos luzes na rota de proa do veleiro. Constatei no scan de AIS que era um pesqueiro e estava a umas 3 milhas de distância, 11 nós de velocidade em rota de colisão. Ficamos atentos e tivemos que mudar um pouco nossa rota para sair da zona de perigo.

Passou a uns 50 metros todo aceso e provavelmente em atividade operacional. Quando o pesqueiro chegava perto pude observar que as ondas batiam de frente e levantavam a sua proa. Era um barco moderno muito grande; um atuneiro, e enfrentava o mar de frente. Em 3 dias, era o primeiro avistamento humano nesse mar imenso.

Agora, 17 horas local. Fazem 3 horas que o mar acalmou. O vento continua a 20, porém o rodeio atlântico encerrou. Não há perdedores, só vencedores... e o prêmio... muita emoção e um privilégio de conhecer esse mundo tão diferente e maravilhoso.

Agora um mar azul, balanço gostoso, música de fundo, peixes voadores que parecem acompanhar a música e muita imaginação... como na música Imagine!

Marcos Antonio Cascino

Nenhum comentário:

Postar um comentário